Manter o foco é um dos grandes desafios de quem se prepara para uma certificação financeira. Afinal, é preciso muita concentração para se dedicar aos estudos e para lidar com o grande volume de informações que o candidato precisa absorver.
Exatamente por isso é que é muito importante definir um método de estudos para incorporar na rotina. Assim, o estudante consegue organizar as prioridades sem a sensação de que está deixando de lado as responsabilidades com o trabalho, com a família, com os amigos e consigo próprio.
A seguir, confira 3 dicas para manter o foco enquanto estuda para uma certificação financeira. Veja aqui:
1. CRIE UMA ROTINA DE ESTUDOS POSSÍVEL
No mundo ideal, você até pode achar que dá conta de trabalhar, conviver com a família, fazer exercícios físicos, tocar violão e ainda estudar oito horas por dia. Mas na realidade isso não é tão simples de ser feito. Se você criar uma rotina de estudos idealizada (e impossível), logo ficará frustrado por não conseguir segui-la.
E o risco da frustração é justamente acabar desistindo dos estudos e abrindo mão da certificação financeira que você tanto quer. Por isso, recomendamos que você estabeleça uma rotina de estudos real, com a qual você vai conseguir respeitar os horários que dedica ao trabalho, estudos e lazer.
Lembre-se que uma rotina definida também evita que você acumule uma grande quantidade de conteúdos para estudar, o que gera ansiedade e aquela sensação terrível de que você não vai dar conta. Em resumo: organização e disciplina são o grande segredo.
2. TENHA UM HOBBY
Não renuncie a tudo o que gosta em nome de uma certificação financeira. É claro que você deve ter disciplina e priorizar os estudos, mas deixar de fazer aquilo que faz bem para a sua mente é um grande tiro no pé.
Em geral, atividades como musculação, pilates, corrida, leitura ou violão demandam pouco tempo por dia. Por isso, é melhor dedicar uma hora para fazer o que gera satisfação e ganhar fôlego para encarar o estudo com mais tranquilidade do que simplesmente deixá-las de lado por algum tempo, ficando frustrado.
Ao ter um hobby, você ficará mais satisfeito e motivado para estudar e absorver o conteúdo da certificação que quer conquistar.
3. ORGANIZE O AMBIENTE DE ESTUDOS
Ambientes bagunçados nos deixam bagunçados. Essa não é uma frase de Marie Kondo, mas bem que poderia ser. Antes de começar a estudar, dedique um tempinho para deixar a sua mesa de estudo em ordem.
Quanto mais organizada ela estiver, mais prazeroso será o processo de aprendizagem. Para isso, afaste aqueles objetos que não são essenciais e deixe lápis, borracha, calculadora e um copo de água ao lado do seu computador.
Aqui está o segredo: essa organização evita que você interrompa o estudo para buscar algo. Assim, se você ouve as aulas com fone de ouvido, verifique se ele está ao seu alcance antes de iniciar o estudo.