A Renda Fixa é o investimento mais procurado por quem valoriza a estabilidade e a segurança, mas o que nem todo mundo sabe é que até mesmo os investidores com perfil mais arrojado investem uma parte de sua carteira em algo mais conservador. Isso ocorre porque este é um investimento seguro e rentável, dois pontos muito positivos quando o assunto é dinheiro.
Quer saber mais sobre esse investimento? É sobre isso que falaremos a seguir, descubra:
O que é Renda Fixa?
Até quem não tem muita familiaridade com o mercado financeiro já deve ter ouvido falar neste tipo de investimento. O investimento tem esse nome porque no momento da aplicação do dinheiro, o investidor já tem uma previsão sobre a rentabilidade que terá lá no final do período.
Na prática, a Renda Fixa funciona como um empréstimo no qual o investidor adianta o dinheiro para um banco ou outra instituição financeira. No final do prazo acordado, receberá o dinheiro que emprestou com os juros acrescidos.
Apesar de os investimentos de Renda Fixa permitirem uma estimativa aproximada do valor final que será recebido, nem todos funcionam da mesma maneira. Isso porque existem três tipos de títulos. Veja aqui:
- Prefixados: nesse tipo de título, o investidor consegue saber exatamente o valor que receberá no momento do resgate;
- Pós-fixados: aqui, não é possível saber o valor exato, pois as taxas acompanham algum índice do mercado, como taxa Selic ou CDI, permitindo apenas uma estimativa aproximada;
- Híbridos: nesse caso, também não é possível conhecer o valor exato, já que os rendimentos possuem uma parte fixa e outra parte que acompanha algum índice.
Quais são os principais investimentos em Renda Fixa?
Agora que você já entendeu o conceito, é hora de aprofundarmos e apresentarmos os principais investimentos desta modalidade. A escolha do investimento depende principalmente do montante que será investido e do tempo em que o dinheiro ficará aplicado. Saiba mais aqui:
Tesouro Direto: É um investimento de Renda Fixa emitido pelo governo, que usa o dinheiro aplicado para desenvolver setores como saúde, educação e infraestrutura;
CDB: A sigla significa Certificado de Depósito Bancário e direciona o dinheiro investido para uso dos bancos. Na maior parte das vezes, sua rentabilidade está vinculada ao CDI;
LCI e LCA: A LCI e a LCI direcionam o dinheiro para o crédito imobiliário e do agronegócio, respectivamente. A grande vantagem desse tipo de investimento é a isenção de Imposto de Renda;
Poupança: Essa é a aplicação mais popular do Brasil, mas, apesar disso, não é recomendada, uma vez que o seu rendimento é muito baixo.
Vídeos sobre Renda Fixa
Para saber mais sobre as tendências do mercado financeiro, inscreva-se em nosso canal e nós te ajudaremos em sua jornada rumo ao sucesso profissional!
Até a próxima!