A classificação para fundos de Renda Fixa é um sistema de classificação que visa auxiliar os investidores na escolha do fundo de que melhor se adeque aos seus objetivos e perfil de risco.
Classificação
A classificação Anbima para fundos de Renda Fixa é composta por três níveis:
- Nível 1 – Classe de Ativos: define a classe de ativos em que o fundo investe. Pode ser, por exemplo, Renda Fixa ou Renda Variável.
- Nível 2 – Gestão e Riscos: define o tipo de gestão do fundo (ativa ou passiva) e o risco de mercado associado ao investimento. No caso da renda fixa, os fundos podem ser classificados como:
- Renda Fixa Simples: seguem as mesmas normas da CVM.
- Indexados: seguem as mesmas normas da CVM para o Renda Fixa Referenciado.
- Ativos: são classificados conforme a sensibilidade a alterações na taxa de juros (risco de mercado) medida por sua duration (“média ponderada da carteira”).
- Duração Baixa: buscam retornos investindo em ativos de renda fixa com duration inferior a 21 dias úteis.
- Duração Média: buscam retornos investindo em ativos de renda fixa com duration inferior ou igual à apurada no IRF-M do último dia útil de junho.
- Duração Alta: buscam retornos investindo em ativos de renda fixa com duration igual ou superior à apurada no IMA-GERAL do último dia útil de junho.
- Duração Livre: buscam retornos investindo em ativos de renda fixa, sem compromisso de manter limites mínimo ou máximo para a duration. Diferentemente dos demais, estes podem possuir exposição em investimentos cambiais, sem necessidade de Hedge (Proteção).
- Duração Baixa: buscam retornos investindo em ativos de renda fixa com duration inferior a 21 dias úteis.
- Nível 3 – Estratégias: define a estratégia de investimento do fundo. No caso da renda fixa, os fundos podem ser classificados como:
- Soberano: investem 100% em títulos públicos federais do Brasil.
- Grau de Investimento: investem no mínimo 80% da carteira em títulos públicos federais, ativos com baixo risco de crédito do mercado doméstico ou externo, ou sintetizados via derivativos, com registro das câmaras de compensação.
- Crédito Livre: objetivam buscar retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa, podendo manter mais de 20% da sua carteira em títulos de médio e alto risco de crédito do mercado doméstico ou externo.
- Soberano: investem 100% em títulos públicos federais do Brasil.
Exemplos
A classificação Anbima para fundos de Renda Fixa pode ser melhor compreendida por meio de exemplos.
- Renda Fixa Curta Duração Crédito Livre: Este fundo possui baixo risco de mercado (curta duração), mas alto risco de crédito (crédito livre).
- Renda Fixa Longa Duração Soberano: Este fundo possui alto risco de mercado (longa duração), mas baixo risco de crédito (Soberano).