Os métodos alternativos de indexação são estratégias passivas que buscam replicar um índice de referência, mas com a utilização de técnicas diferentes da replicação. Essas técnicas podem ser utilizadas para reduzir os custos de transação, aumentar a eficiência da carteira ou atingir objetivos específicos de investimento.
Replicação Total
A replicação total é o método mais tradicional de indexação. Neste modelo, o gestor compra todos os ativos do índice de referência e na mesma proporção da carteira teórica. Dessa forma, o tracking error, que está relacionado com a diferença entre o desempenho da carteira do fundo e o desempenho do índice de referência, é praticamente zero.
No entanto, a replicação total pode ser cara, principalmente se o índice possuir muitos ativos ou ativos com baixa liquidez. Além disso, a carteira deve ser constantemente reconstituída e rebalanceada para acompanhar fielmente a carteira teórica do índice de referência.
Amostragem Estratificada
A amostragem estratificada é uma alternativa à replicação total para evitar os altos custos de transação. Assim, o gestor define um subconjunto do índice, selecionando os ativos para replicar as condições de retorno e risco do índice.
São criados subconjuntos entre as ações constituintes que são mutuamente exclusivas e exaustivas. Esses subconjuntos, também chamados de estratos (daí o nome, estratificada), são frequentemente formados em várias dimensões. Quanto mais dimensões forem usadas, menor será o tracking error.
No entanto, conforme o erro de rastreamento diminui à medida que o tamanho da amostra aumenta, a estratégia se parece muito mais com a replicação completa. Desta forma, o gestor comprará primeiro as ações mais líquidas e de menor custo e, depois, avaliará a relação benefício/custo de adicionar ações menos líquidas e de menor representatividade no índice.
Otimização
A otimização é uma forma alternativa de indexação que utiliza como base a teoria moderna de carteiras para resolver o problema de minimização do tracking error. Essa alternativa de indexação busca a combinação de ativos, com base em dados históricos, visando a minimizar o tracking error e maximizar o retorno.
A principal desvantagem desse método é justamente que se baseia em dados históricos. Por sua vez, as vantagens das técnicas de otimização é que normalmente apresentam baixo tracking error e exploram eficientemente as correlações entre os ativos e a consequente diversificação da carteira.
Vantagens e Desvantagens
Cada método de indexação alternativo apresenta vantagens e desvantagens que devem ser consideradas pelos investidores. A replicação total é a estratégia mais simples e eficaz, mas pode ser cara. A amostragem estratificada é uma boa opção para reduzir custos, mas pode reduzir a eficiência da carteira. Já com a otimização é possível ter uma estratégia flexível, que pode ser utilizada para atingir objetivos específicos, mas pode ser imprecisa em alguns casos.