A CPA-20 é uma das portas de entrada do Mercado Financeiro e qualifica os profissionais a atuarem com a venda de produtos de investimento. Além disso, permite que o certificado lide com a manutenção de carteiras em segmentos de Alta Renda, Private Banking, Corporate e investidores institucionais.
Ao conquistar a CPA-20, é possível trabalhar em agências bancárias ou plataformas de atendimento. E, como bônus, o profissional atua também em todas as tarefas que englobam a CPA-10. Por isso, na dúvida, pode valer a pena escolher a CPA-20.
Confira os conteúdos do exame para CPA-20:
- Sistema Financeiro Nacional e Participantes
- Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor
- Princípios Básicos de Economia e Finanças
- Instrumentos de Renda Variável, Derivativos e Renda Fixa
- Fundos de Investimentos
- Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL
- Mensuração e Gestão de Performance e Risco
Mercado e Carreira com a CPA-20
Com a ascensão da tecnologia e o estabelecimento das fintechs, bancos e corretoras digitais, o Mercado Financeiro tem aberto inúmeras oportunidades em busca de profissionais que dominem os conhecimentos sobre o Sistema Financeiro Nacional e investimentos de Renda Fixa e Variável.
Um dos requisitos para conseguir uma oportunidade no Setor é ter algumas das certificações exigidas, como CPA-20, CEA ou CNPI.
O salário de um profissional com a chancela varia conforme o estado, experiência e, até mesmo, o tamanho da agência. Contudo, em média, o profissional começa recebendo cerca de R$ 2.800,00 ao mês, além de benefícios.
O topo da carreira para quem tem a certificação CPA-20 é tornar-se Gerente de Relacionamento. Para essa função, a base salarial é de, aproximadamente, R$ 6.500,00, benefícios e bônus por resultados.
O que é o Sistema Financeiro Nacional?
Como profissional da CPA-20, será seu dever dominar tudo sobre o chamado Sistema Financeiro Nacional (SFN) que, em termos gerais, é um conjunto de instituições que impactam na gestão da Política Monetária Nacional, reunindo todos os elementos que ofertam serviços e regulamentações ao mercado brasileiro.
Contudo, é importante ressaltar que quem regula o SFN é o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essas três entidades estabelecem regras para garantir a intermediação de crédito entre os agentes deficitários e superavitários, bem como, o equilíbrio financeiro entre essas partes.
Ficou com dúvidas? Então, confira o vídeo abaixo, em que nosso professor e Fundador, Rafael Toro, fala sobre o assunto. Assim, você fica por dentro da regulação do Mercado Financeiro do Brasil.
Quais as vantagens de ter a CPA 20?
Com a certificação CPA-20, você receberá autorização para trabalhar no Mercado Financeiro. Ela é a porta de entrada para diversas instituições e também serve como diferencial em concursos públicos, como o do Banco do Brasil.
Sendo um profissional chancelado, você estará apto a atuar na prospecção, oferta e manutenção de carteira de investimentos de grandes instituições.
Como receber a certificação CPA-20?
Para receber o selo é necessário realizar o exame de certificação. A prova é composta por 60 questões de múltipla escolha e tem duração de 2h30min. Para garantir a aprovação, é necessário obter 70% de aproveitamento.
Mas, fique tranquilo: diferente de outras certificações financeiras de categorias mais altas, a CPA-20 não tem pré-requisitos. Para te ajudar na sua aprovação, a Academia Rafael Toro de Finanças possui simulados gratuitos para o seu estudo.
O que estudar para a CPA-20?
O conteúdo disposto no edital da ANBIMA é composto por sete temas e seus respectivos desdobramentos. Abaixo, você pode conferir a lista de tópicos atualizada em 2023:
- 5 a 10% – Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado
- 5 a 10% – Princípios Básicos da Economia e Finanças
- 5 a 10% – Previdência Complementar Aberta: PGBL E VGBL
- 10 a 20% – Mensuração e Gestão de Performance e Riscos
- 15 a 25% – Compliance Legal, Ética e Análises do Perfil do Investidor
- 17 a 25% – Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos
- 18 a 25% – Fundos de Investimento
A dificuldade do exame é considerada média e o índice de aprovação oficial, conforme a Anbima, é de 52%. Se você deseja ser aprovado na CPA-20 em 15 dias, conheça o nosso curso completo!