Quem está atento às certificações financeiras já deve ter ouvido falar da Certificação Anbima de Fundamentos em Gestão. Conhecida como CFG, essa é uma certificação voltada para quem pretende iniciar ou acelerar a carreira na área de gestão de recursos de terceiros.
O profissional certificado tem o conhecimento necessário para ocupar uma série de cargos em empresas de asset management. Além disso, ser certificado com a CFG é um pré-requisito para conquistar a CGA (Certificação de Gestores Anbima) e/ou a CGE (Certificação de Gestores Anbima para Fundos Estruturados), o que abre as portas para atuar na área de gestão de recursos de terceiros.
Cabe destacar que a CFG não é obrigatória para nenhuma função e nem habilita o profissional a ser gestor, mas, sem dúvidas, é um diferencial importante para a carreira.
PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A CFG
Quer conquistar a CFG? Aqui responderemos as principais dúvidas sobre essa certificação financeira:
O QUE É NECESSÁRIO PARA TER A CFG?
Para se tornar um profissional CFG, é preciso prestar uma prova presencial aplicada pela Anbima, que conta com 60 questões de múltipla escolha que abordam 12 áreas do conhecimento. A prova deve ser resolvida em até 3h e, para ser aprovado, é necessário obter pelo menos 70% de acertos.
QUAIS SÃO OS TEMAS COBRADOS NO EXAME DA CFG?
O exame da CFG possui questões nestas 12 áreas do conhecimento:
1. Métodos quantitativos
2. Economia
3. Análise de relatórios financeiros
4. Finanças corporativas
5. Mercados e instrumentos financeiros
6. Teoria moderna de carteiras e modelos de precificação de ativos
7. Finanças comportamentais
8. Política de investimento
9. Alocação de ativos
10. Novas tecnologias em finanças
11. Ética e autorregulação
12. Legislação e regulação
Aqui você pode ter acesso ao Programa Detalhado da CFG.
QUAL É O PRAZO DE VALIDADE DA CFG?
A certificação CFG é válida por 3 anos. Para fazer a renovação, é necessário passar por um curso online de atualização oferecido pela própria Anbima. Cabe destacar que quem tem as certificações CGA ou CGE não precisa atualizar a CFG, pois ao atualizar a certificação “superior”, a CFG será renovada automaticamente.
O PROFISSIONAL COM CERTIFICAÇÃO CFG ESTÁ HABILITADO PARA GERIR FUNDOS?
Não, uma vez que a certificação CFG atesta que o profissional tem conhecimento nos assuntos que são a base do mercado brasileiro de gestão de fundos de investimentos, mas para atuar como gestor é preciso ter a CGA ou a CGE, que atestam conhecimentos específicos de gestão.
PODEMOS AJUDÁ-LO A CONQUISTAR A CFG
Se você tem interesse em conquistar a CFG, saiba que podemos ajudá-lo. Temos um curso online voltado para a certificação CFG onde aplicamos a nossa própria metodologia de ensino.
Além disso, entre nossos materiais temos a Bíblia do CFG, que contém cinco simulados com questões reais da prova. São 300 exercícios para ajudá-lo a ser aprovado no exame da CFG. E contamos com vídeos exclusivos para cada questão, o que torna o processo de estudo muito mais claro e assertivo.
Conte com a gente para conquistar a CFG!