Pesquisar

Clube de Investimento: o que é e como funciona?

O Clube de Investimento é uma modalidade que permite que pessoas físicas invistam em ações, bônus de subscrição, debêntures conversíveis em ações, recibos de subscrição, cotas de fundos de índices de ações negociadas em mercado organizado e/ou certificados de depósitos de ações.

Características


Devendo ser constituídos de maneira coletiva, podem ter, entre 3 a 50 membros, sendo todos pessoas físicas. Um único investidor não pode ter mais de 40% das cotas. E quando se tratar de empregados de uma mesma empresa, o número de participantes pode ser maior.

O gesto do Clube de Investimentos pode ser tanto um cotista quanto um profissional de Gestão de Carteiras. A administração é feita por corretoras, distribuidoras e bancos de investimento. Deve possuir estatuto social registrado em uma entidade administradora de mercado organizado e estar registrado na B3, sendo fiscalizado pela própria Bolsa de Valores e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Vantagens


Os Clubes de Investimento oferecem algumas vantagens em relação aos Fundos de Investimento em ações, como:

  • Menores custos: os custos dos são menores, pois alguns encargos não são obrigatórios, como, por exemplo, de auditoria independente.
  • Maior flexibilidade: podem ter maior flexibilidade para adotar estratégias de investimento, pois não estão sujeitos às mesmas regras dos fundos de investimento.
  • Maior controle: os cotistas dos têm maior controle sobre as decisões de investimento, pois podem participar da tomada de decisão de compra e venda de ativos.

Desvantagens


Porém, é importante atentar-se a alguns pontos, como:

  • Risco maior: os Clubes de Investimento aplicam principalmente em ações, que são um investimento de risco.
  • Menor profissionalização: nos Fundos de Investimento, os cotistas contam com um gestor profissional para tomar as decisões de investimento; já no Clube de Investimento, muitas vezes, o gestor é um participante do clube e não necessariamente atua profissionalmente nessa função.

Os Clubes de Investimento podem ser uma boa opção para investidores que desejam investir em ações com menores custos e maior flexibilidade. No entanto, é importante estar ciente dos riscos envolvidos neste tipo de investimento.

Quer receber mais
conteúdos da academia?
Entre para a ToroNews

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e faça parte da Newsletter da ART

Faça o seu cadastro:

Conteúdo relacionado

Explore nosso conteúdo relacionado e aprofunde-se ainda mais nos assuntos que mais importam para você.