Não existe nada mais frustrante do que estudar sem conseguir absorver o conteúdo, não é mesmo? Quem se prepara para as provas de certificação financeira sabe o valor que cada hora de estudo tem. Afinal, a rotina de trabalho é intensa e, para poder dedicar um tempo para os estudos, é necessário ter muito foco, disciplina e organização.
A boa notícia é que com a aplicação de algumas técnicas para fixar o conteúdo das provas é possível fazer com que cada minuto de estudo renda mais e, inclusive, que os temas vistos sigam na mente mesmo depois que a certificação tiver passado. Continue lendo e conheça 3 técnicas que podem ajudá-lo a lembrar de tudo o que estudou.
1) USE TODOS OS SENTIDOS
Muita gente que se prepara para as provas de certificações se limita a ler e a escrever o conteúdo. Mas ao expandir o estudo para todos os sentidos, as chances de fixar a matéria são bem maiores. Por isso, o ideal é misturar a leitura e a escrita com a escuta e a fala. Mas como fazer isso?
É simples: conciliando as tradicionais apostilas de estudo com vídeos e áudios sobre o conteúdo. É justamente isso que nossa Academia de Finanças oferece aos alunos, fazendo com que vivam a realidade da prova durante todo o dia, e não somente durante as horas reservadas ao estudo.
2) EXPLIQUE PARA VOCÊ MESMO
Explicar o conteúdo para si próprio é uma excelente maneira de fixar a matéria que está estudando, uma vez que o método obriga o cérebro a fazer conexões que não seriam realizadas apenas com a leitura e as anotações em um caderno ou mesmo no computador. Por isso, sempre que possível, fale consigo mesmo sobre os tópicos que está estudando.
Além disso, esse método também é interessante porque faz com que o estudante coloque em palavras aqueles conceitos que, até o momento, estão apenas em ideias. Parece exagero, mas falar em voz alta ajuda o cérebro a deixar o conteúdo mais palpável e a fixá-lo. Assim, os tópicos estudados virão à sua mente com muito mais facilidade.
3) FAÇA ASSOCIAÇÕES
Quando estudamos para uma prova, o nosso objetivo é ser aprovado, não é mesmo? Para isso, é inevitável decorar alguns termos e conceitos que não usamos no dia a dia. Já que essas são as regras do jogo, uma excelente forma de lembrar desses tópicos é fazendo associações.
Desta forma, quando você se deparar com uma palavra ou uma sigla que deve ser lembrada para a prova, pense em uma maneira mais fácil de trazê-la à mente. Essas associações podem ser divertidas e inusitadas, deixando o conceito ainda mais fresco na sua memória.
Lembre-se que cada pessoa tem a sua maneira de estudar e de fixar os conceitos. O grande desafio é descobrir as técnicas que funcionam melhor para você. Por isso, agora que você já conhece essas 3 ideias para fixar o conteúdo, que tal estudar e testar cada uma delas? Foco, força e boa sorte!