Quando falamos sobre certificações financeiras, o exame é sempre o tema principal. Afinal, é fundamental dominar a prova para conquistar a aprovação. No entanto, mesmo após a aprovação, existem alguns tópicos que os profissionais aprovados devem dominar para manterem o título ativo. A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre isso!
O profissional Anbima tem direitos e deveres
Sim, depois de ser aprovado em certificações da Anbima como CPA-10, CPA-20 ou CEA, o profissional passa a ter direitos e deveres junto com a instituição. Essas diretrizes mudam se o profissional é certificado ou aprovado. Como assim? Explicaremos essa diferença aqui:
Profissional certificado
O profissional certificado é aquele que foi aprovado no exame e que trabalha em uma instituição que segue o Código de Certificação da Anbima. Ele tem direito de usar o selo da certificação em redes sociais, cartões de visita, currículos e outros materiais e, além disso, também pode escolher atualizar a sua certificação com um curso oferecido pela instituição em que trabalha ou pela Anbima. Como dever, esse profissional deve atualizar a sua certificação em cinco anos.
Profissional aprovado
Por sua vez, o profissional aprovado é aquele que foi aprovado no exame, mas que não trabalha em uma instituição que segue o Código de Certificação da Anbima. Ele tem direito de usar o selo da certificação em redes sociais, cartões de visita, currículos e outros materiais e deve atualizar a sua certificação apenas a partir do curso oferecido pela Anbima. Como dever, esse profissional deve atualizar a sua certificação em três anos.
Qual é a validade da certificação Anbima?
Como falamos, a validade da certificação muda conforme o tipo de profissional. Os profissionais certificados devem renovar a sua certificação a cada cinco anos, enquanto os profissionais aprovados devem renovar a cada três anos. É importante saber que o tempo de validade da certificação começa a contar na data da prova.
A data de validade pode sofrer alteração?
Sim, existem dois casos em que a data de validade da certificação pode sofrer alteração. O primeiro ocorre se o profissional aprovado passar a trabalhar em uma instituição que segue o Código de Certificação da Anbima. Nesse caso, a validade da certificação será ampliada de três para cinco anos, com prazo a partir da data de aprovação do exame.
No entanto, a situação oposta também é válida. Ou seja, se o profissional certificado deixar de trabalhar em uma instituição aderente, ele passa a ser um aprovado e a validade da certificação será de três anos a contar da data de desligamento.
Quem tem mais de uma certificação deve renovar todas?
Se as certificações forem da Anbima, será necessário renovar apenas uma delas. Como assim? Caso você tenha mais de uma certificação, não será preciso atualizar todas individualmente. Ao renovar o CEA, por exemplo, você renova automaticamente o seu CPA-20 ou CPA-10, desde que não estejam vencidos. A mesma regra vale para o CPA-20 em relação ao CPA-10