A Letra do Tesouro Nacional (LTN) é um título público prefixado, emitido pelo Tesouro Nacional e um investimento de Renda Fixa. Qualquer pessoa com uma conta em uma corretora de investimentos pode fazer essa aplicação.
Neste artigo, você vai aprender o que é LTN, como ela funciona, quais são suas vantagens e desvantagens e como investir nesse ativo.
O que é LTN?
A sigla LTN se refere à Letra do Tesouro Nacional. Esse é um título público prefixado, o que significa que a rentabilidade é definida no momento da compra. Ou seja, você já sabe exatamente quanto o seu dinheiro vai ter rendido ao fim do prazo de vencimento, desde que você mantenha o título até o vencimento.
Como funciona a LTN?
Quando você investe em LTN, você está emprestando dinheiro para o Governo Federal. Em troca, o governo se compromete a devolver o seu dinheiro acrescido de juros no prazo de vencimento do título.
A rentabilidade da LTN é definida por meio de um percentual fixo. Por exemplo, se você comprar uma LTN com vencimento em 1 ano e rentabilidade de 10%, você receberá R$ 1,10 por cada R$ 1,00 investido, sem considerar os impostos.
Diferenças entre LTN e LFT
A LTN e a LFT são títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. No entanto, existem algumas diferenças entre esses dois ativos.
A principal diferença é o cálculo da rentabilidade. A LTN, como falamos, é prefixada, ao passo que a LFT é pós-fixada, ou seja, você saberá quanto ganhou aplicando em LFT somente no momento do resgate. A LFT é indexada à taxa Selic.
Vantagens de investir em LTN
As principais vantagens de se recomendar ao seu cliente são:
- Segurança: a LTN é um título público emitido pelo Governo Federal, o que significa que é um investimento considerado com um risco de crédito muito baixo.
- Rentabilidade: a rentabilidade da LTN é prefixada, o que significa que você sabe exatamente quanto o seu dinheiro vai render ao fim do prazo de vencimento, desde que mantenha o título até o vencimento.
- Liquidez: a LTN tem liquidez diária, o que significa que você pode comprar ou vender o título a qualquer momento.
Desvantagens de investir em LTN
As principais desvantagens de investir em LTN são:
- Risco de mercado: se os juros no mercado subirem, o investidor que possui LTN na carteira tende a ser prejudicado, pois estará prefixado em um determinado patamar de taxa de juros e, portanto, não vai aproveitar a elevação dos juros.
- Negociação antes do vencimento: se o investidor desejar, ele pode vender sua LTN antes do vencimento. Mas, nesse caso, muito provavelmente não receberá a remuneração que previa obter quando adquiriu o título.
Como investir em LTN?
Para investir em LTN, você pode abrir uma conta em uma corretora de valores e acessar o site do Tesouro Direto. No site do Tesouro Direto, você pode escolher a LTN que deseja investir e o valor que deseja aplicar.
Conclusão
A LTN é um investimento de renda fixa prefixado que oferece segurança, rentabilidade e liquidez. É uma boa opção para investidores que buscam um investimento seguro e com rentabilidade previsível.