Provavelmente você já ouviu falar sobre CPA-10, CPA-20 ou CEA. Mas você conhece a instituição por trás dessas certificações?
A Anbima é uma das entidades financeiras mais importantes do país e a principal certificadora de profissionais da área. Não à toa, ela tem mais de 280 mil profissionais certificados vinculados.
Você está pronto para ser o próximo profissional com certificação Anbima? Então, continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre a instituição e suas certificações.
O que é a Anbima?
Anbima é a sigla usada para Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. É uma instituição responsável por representar e regular entidades do mercado financeiro.
Entre as principais entidades associadas à Anbima, temos:
- Bancos comerciais;
- Bancos de investimento;
- Corretoras de títulos;
- Corretas de valores mobiliários;
- Administradoras;
- Gestoras de recursos de terceiros.
A Anbima surgiu em 2009 através da fusão da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima) e da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). De lá para cá, mais de 290 entidades financeiras do país já se associaram à instituição.
Como a Anbima funciona?
É papel da Anbima representar os interesses de entidades financeiras no mercado nacional e internacional, definir boas práticas de atuação e, principalmente, oferecer certificações para qualificar os profissionais que vão atuar na área financeira.
De acordo com a Associação, esse propósito pode ser descrito em quatro compromissos: informar, representar, autorregular e educar.
Vale lembrar que o código de autorregulação da Anbima é de adesão voluntária. Ou seja, as entidades financeiras não são obrigadas a se vincular a ele. Mas, uma vez vinculadas, precisam se submeter às regras e boas práticas orientadas pela instituição sob pena de multa, advertência pública e até mesmo exclusão da Associação.
O que é uma certificação Anbima?
Um dos principais objetivos da Anbima é qualificar os profissionais do mercado financeiro para elevar a qualidade do serviço prestado. A certificação Anbima é o comprovante dessa qualificação.
Para isso, a Associação oferece uma série de certificações financeiras. Cada uma delas prepara o profissional para atuar em uma área, além de serem requisito obrigatório para atuar nas instituições associadas.
As principais certificações da Anbima são a CPA-10, CPA-20 e CEA. A CPA-10 é o nível 1 das certificações financeiras, recomendada para profissionais que querem começar a atuar no mercado financeiro e obrigatória para atuar como gerente nos principais bancos do país.
A CPA-20 é um nível acima, recomendada para quem já atua no mercado e quer trabalhar com clientes maiores, de alta renda. Já a CEA é a certificação mais complexa da Anbima, ela prepara o profissional para atuar como especialista e consultor de investimentos.
👉 Conheça todas as certificações Anbima e para quem são recomendadas: Guia das certificações Anbima
Quem pode tirar uma certificação financeira da Anbima?
Na prática, qualquer pessoa pode tirar uma certificação financeira da Anbima. As principais certificações, como a CPA-10, CPA-20 e CEA, por exemplo, não têm nenhum pré-requisito e podem ser tiradas em qualquer ordem por qualquer profissional.
As únicas exceções à regra são as certificações CGA e CGE. Nesse caso, o candidato precisa ter sido aprovado na Certificação de Fundamentos em Gestão da Anbima (CFG) antes de prestar o exame.
Apesar de a maioria das certificações financeiras serem livres para qualquer pessoa, é importante lembrar que elas têm níveis de complexidade. Ou seja, quanto mais avançada for a certificação, maior será o nível de conhecimento de mercado exigido do candidato.
Por isso, para quem está iniciando na carreira, o mais recomendado é começar com a certificação mais básica (CPA-10) para adquirir os conhecimentos fundamentais antes de tentar uma certificação mais avançada, como a CEA.
Independente da certificação Anbima que você escolher, uma coisa é certa: é preciso dedicação e preparo para ser aprovado nos exames e conquistar o seu espaço no mercado financeiro.
Pensando nisso, Rafael Toro criou uma metodologia própria de ensino que já foi aplicada na preparação de mais de 20 mil alunos para certificações como o CPA-10, CPA-20, CEA e CFP®. Essa é a sua chance de ser o próximo!
Encontre o curso preparatório para certificações financeiras ideal para sua carreira e venha se juntar ao time de campeões da Academia de Finanças Rafael Toro!