Quanto ganha um planejador financeiro com CFP®?
Salários atualizados 2022
O Brasil é o segundo país que mais cresce no número de planejadores financeiros com CFP®. Por isso, esse mercado tem chamado cada vez mais a atenção dos profissionais que querem atuar no setor financeiro.
E uma das principais dúvidas de quem pensa em fazer a transição de carreira ou tirar a certificação CFP® para entrar no mercado é sobre o salário de um planejador financeiro e o futuro da profissão.
Para te ajudar nesse assunto, listamos aqui tudo o que você precisa saber antes de se tornar um planejador. Confira!
O que faz um planejador financeiro?
O trabalho de um planejador financeiro é ajudar seus clientes a reestruturar sua vida financeira, reduzir dívidas, administrar os investimentos, planejar a aposentadoria, ficar em dia com os impostos ou planejar a sucessão financeira.
Quando contratado, esse profissional faz uma análise detalhada de todas as informações financeiras do cliente, como patrimônio, investimentos, dívidas e rendimentos.
Depois de entender o cenário, ele tem a tarefa de estruturar um plano financeiro, considerando as oportunidades e restrições de cada cliente, para atingir o objetivo, que pode ser quitar uma dívida ou multiplicar o patrimônio, por exemplo.
Para isso, esse profissional precisa ter conhecimentos sólidos sobre:
- Impostos;
- Riscos;
- Gestão financeira e de ativos;
- Planejamento sucessório;
- Aposentadoria.
Veja também: Passo-a-passo para se tornar um planejador financeiro
Como é o mercado de planejadores financeiros?
A profissão de planejador financeiro é relativamente recente no Brasil. O mercado começou a ganhar força apenas a partir da década de 90, com o controle da inflação e a expansão do acesso à informação sobre investimentos.
Conforme a demanda por investimentos além da poupança tradicional cresceu, a profissão também começou a ganhar mais espaço no mercado financeiro e o salário de um planejador financeiro passou a se tornar mais atrativo.
Hoje, existem cerca de 7,9 mil profissionais com a credencial CFP® ativa no Brasil. O número ainda é pequeno comparado ao mercado mundial, o que indica uma boa oportunidade para se destacar no mercado.
Apesar de não ser obrigatório possuir o CFP® para atuar no mercado de trabalho, ele é a maior certificação internacional para qualificar planejadores financeiros. Por isso, é um requisito exigido para quem pretende trabalhar em bancos e corretoras, principalmente nos setores de alta renda e private banking.
Além disso, uma das grandes vantagens de se tornar um planejador financeiro com CFP® é que também é possível atuar de maneira autônoma. Ou seja, você pode montar a sua própria cartela de clientes e atender como prestador de serviços.
Quanto ganha um planejador financeiro com CFP?
O salário de um planejador financeiro que atua em instituições bancárias no Brasil gira em torno de R$6.500,00. Mas profissionais com certificação CFP® e com mais experiência de mercado podem chegar a receber até R$20.000,00 mensais.
Além de ser um mercado com muitas oportunidades, remunerações altas e diversos benefícios, o planejador financeiro também pode multiplicar essa renda trabalhando de forma autônoma para outros clientes.
Nesse caso, o salário de um planejador financeiro com CFP® pode variar de acordo com o escopo de trabalho e o que foi negociado com o cliente. As formas mais comuns de remuneração do profissional CFP® autônomo são:
- Remuneração fixa, como uma mensalidade pelo serviço;
- Comissão por rendimentos;
- Remuneração fixa + comissão por rendimentos;
- Percentual do patrimônio do cliente.
O que é preciso para se tornar um planejador financeiro?
O passo mais importante para se tornar um planejador financeiro é obter a certificação CFP® da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar). Para isso, o profissional precisa:
- Fazer a inscrição para o exame no site da Planejar;
- Ser aprovado com 70% de aproveitamento na prova teórica;
- Entregar o Plano Financeiro Integrado com aprovação no Curso “Como desenvolver um Plano Financeiro”;
- Ter curso superior completo reconhecido pelo MEC;
- Comprovar experiência mínima de 5 anos no atendimento a clientes pessoas física;
- Aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Candidato.
Veja também: Como ser aprovado na prova CFP® da Planejar?
Depois de cumprir todas as etapas, o profissional deve pagar a anuidade da Planejar para receber a certificação e o direito de uso da marca CFP® como registro da sua qualificação profissional.
Na teoria, a certificação CFP® não é obrigatória para exercer a atividade de planejador. Mas, na prática, é um requisito essencial para conquistar os melhores clientes e alcançar os melhores salários para um planejador financeiro.
Seja o próximo planejador financeiro!
O mercado de planejamento financeiro está em plena expansão. Por isso, a hora de construir uma carreira de sucesso nesse setor é agora!
Na academia de finanças Rafael Toro, você pode ir do sonho à aprovação na certificação CFP® em apenas 60 dias! Sem truques, sem segredos. Uma metodologia única que nos tornou a empresa que mais aprova candidatos no exame CFP® em todo o Brasil.
Conteúdo certo e direto com um único foco: garantir a sua aprovação!
Você sonha em conquistar os melhores salários para um planejador financeiro? Estamos aqui para te ajudar! Conheça o curso CFP® em 60 dias e não adie por mais nem um minuto o seu sucesso profissional!