Se você trabalha no mercado financeiro, já deve ter ouvido falar bastante sobre a CFP®. Essa é uma das certificações mais desejadas do setor e pode oferecer muitas oportunidades para o crescimento e a consolidação da carreira em bancos e instituições financeiras. Mas quem pode ter a certificação CFP®? Explicaremos tudo aqui!
O QUE É A CERTIFICAÇÃO CFP®?
Antes de mais nada, vamos esclarecer o que é essa certificação. Pois bem, a sigla CFP® é a abreviação de Certified Financial Planner. Trata-se de uma certificação criada nos Estados Unidos e adotada pelo Brasil pela Planejar com o intuito de servir como selo de qualidade para os profissionais que trabalham no setor financeiro.
QUEM PODE TER A CERTIFICAÇÃO CFP®?
Mas será que todo mundo pode ter a certificação CFP®? Não. Conforme o edital, existem alguns requisitos para conquistar o CFP®. Além de alcançar a nota mínima no exame, o candidato precisa comprovar que tem pelo menos três anos de experiência profissional no relacionamento direto com clientes pessoas físicas em alguma dessas atividades:
- Processo de planejamento financeiro pessoal como um todo
- Investimentos
- Seguros
- Planejamento de aposentadoria
- Planejamento fiscal
- Planejamento sucessório
Além disso, o candidato também precisa comprovar que possui ensino superior completo. Caso não tenha, o período de experiência profissional nas áreas indicadas acima é ampliado para cinco anos.
É necessário lembrar que o tempo de atuação como trainee ou estagiário dentro das atividades aceitas é considerado em 50%. Por fim, o candidato também precisa aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar.
QUAL É O MÍNIMO DE ACERTOS PARA A APROVAÇÃO?
Para ser aprovado no exame do CFP®, o candidato precisa acertar pelo menos 70% de cada módulo. A aprovação em cada categoria vale por 24 meses e é possível repetir a prova caso o número de acertos em algum módulo seja inferior ao mínimo. O exame conta com os seguintes tópicos:
- Planejamento Financeiro e Ética – de 38% a 46% das questões, com 2h40 de prova
- Gestão de Investimentos – de 15% a 19% das questões, com 1h20 de prova
- Planejamento da Aposentadoria – de 9% a 13% das questões, com 55 min de prova
- Gestão de Riscos e Seguros – de 9% a 13% das questões, com 45 min de prova
- Planejamento Fiscal – de 8% a 12% das questões, com 45 min de prova
- Planejamento Sucessório – de 7% a 11% das questões, com 40 min de prova
QUAIS AS VANTAGENS DE TER O CFP®?
Não há dúvidas de que o CFP® é uma das certificações financeiras mais valorizadas no setor financeiro internacional. Ela demonstra que o profissional reúne os conhecimentos necessários para assumir grandes tarefas em bancos e em corretoras.
Por isso, costuma ser bastante procurada por pessoas que já trabalham nessas instituições e que querem crescer na carreira. Embora sejam necessários 9 meses de estudos para o exame, com a metodologia Rafael Toro esse tempo diminui para 60 dias, podendo ser ainda mais breve! Se você sonha com essa certificação, veja esse curso!