Mas e ai, CPA-10 ou CPA-20? Quem está familiarizado com o mercado financeiro já deve ter ouvido falar bastante sobre o CPA-10 e o CPA-20. Sem dúvidas, essas certificações têm muito a contribuir para quem quer começar a trabalhar nesse setor e/ou assumir novas tarefas dentro das suas instituições. A seguir, confira as principais perguntas sobre o CPA-10 e o CPA-20:
1. Para quem o CPA-10 e o CPA-20 são indicados?
O CPA-10 ocupa o nível mais básico das certificações financeiras e é indicado para quem quer dar seus primeiros passos no mercado financeiro. O CPA-20, por sua vez, é o passo seguinte, que possibilita que os profissionais assumam desafios maiores dentro de bancos e de instituições financeiras.
2. É necessário conquistar primeiro o CPA-10?
O CPA-10 é a porta de entrada das certificações financeiras e, por isso, é procurada por quem quer iniciar uma carreira neste setor. No entanto, nada impede que o profissional prepare-se direto para o CPA-20, uma vez que essa certificação também engloba as atividades do CPA-10.
3. As certificações têm algum pré-requisito?
Diferente de outras certificações financeiras de categorias mais altas, o CPA-10 e o CPA-20 não têm pré-requisitos. Isso significa que não é necessário apresentar, por exemplo, o diploma de graduação, embora os bancos e instituições financeiras possam exigir esse título na hora da contratação.
4. Como é o exame para essas certificações?
O exame para as duas certificações é feito no computador, com data e horário escolhidos pelo candidato. A prova do CPA-10 tem 50 questões e deve ser resolvida em 2h, enquanto a prova para o CPA-20 tem 60 questões e 2h30 de duração. Ambas exigem pelo menos 70% de acertos para a aprovação.
5. Essas certificações são vitalícias?
Não, o CPA-10 e o CPA-20 não são vitalícios. Para manter o título, os profissionais certificados devem fazer um curso de atualização online oferecido pela Anbima. O tempo de validade da certificação começa a contar na data da prova: são 5 anos para os profissionais certificados e 3 anos para os profissionais aprovados.
6. Quais são os conteúdos do CPA-10?
Conforme o edital da Anbima, os conteúdos do CPA-10 são:
- 5 a 10% – Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado
- 5 a 10% – Noções de Economia e Finanças
- 5 a 10% – Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL
- 10 a 20% – Princípios de Investimento
- 15 a 20% – Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor
- 15 a 25% – Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa
- 20 a 30% – Fundos de Investimento
7. Quais são os conteúdos do CPA-20?
Conforme o edital da Anbima, os conteúdos do CPA-20 são:
- 5 a 10% – Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado
- 5 a 10% – Princípios Básicos da Economia e Finanças
- 5 a 10% – Previdência Complementar Aberta: PGBL E VGBL
- 10 a 20% – Mensuração e Gestão de Performance e Riscos
- 15 a 25% – Compliance Legal, Ética e Análises do Perfil do Investidor
- 17 a 25% – Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos
- 18 a 25% – Fundos de Investimento
Para saber mais sobre as tendências do mercado financeiro, inscreva-se em nosso canal e nós te ajudaremos em sua jornada rumo ao sucesso profissional!
Até a próxima!